Alberto Mukendi: Um Homem Invejoso e Ambicioso no DIP do Comité Provincial do Partido na Lunda Norte
Alberto Mukendi, Chefe do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Provincial da Lunda Norte, está disposto a dificultar a gestão da Governadora e Primeira Secretária do MPLA, Dra. Filomena Miza. Ele já ocupou vários cargos de administrador em dois municípios e de Diretor Provincial, cujos mandatos foram marcados por saques e gestão danosa da coisa pública, sem que se reconheça uma boa gestão em nenhuma das pastas por onde passou.
Fruto dessa má gestão, Mukendi saqueou dinheiros na administração do Cambulo e Chitato. Em Chitato, foi exonerado, julgado e condenado, tendo pago milhões de Kwanzas para evitar a prisão. Com cumplicidade do antigo Governador Ernesto Muangala, Mukendi ameaçou denunciar Muangala, que também se beneficiou dos milhões roubados durante a gestão de Mukendi. Assim, Muangala se viu obrigado, mesmo após ser julgado e condenado, a colocar Mukendi no Comité Provincial, onde ele agora atua de forma amargurada, coaccionando administradores municipais a lhe darem dinheiro através de empresas fictícias.
O que mais intriga é que Mukendi está montando uma cabala, falando mal de todos os nomes propostos para assumir pastas na administração local, tanto em municípios novos quanto antigos. Ele demonstra inveja de jovens impolutos e competentes. Em reuniões, Mukendi começa a alegar razões supérfluas contra os jovens, afirmando que eles são de outros ministérios, que são docentes, que foram da Banca e foram afastados, ou que são irmãos da chefe da igreja, ou ainda que já gerem escolas do II ciclo de forma ineficaz. Ele acredita que apenas membros da Comissão Executiva devem ser administradores, para que ele possa manipulá-los e começar a receber dinheiro das empresas fictícias que criou.
Quando se opôs ao nome de um jovem competente, militante ativo de um dos órgãos do partido, Mukendi chocou muitos membros do partido, que se surpreenderam com a quantidade de inveja que ele destilava contra jovens que nada lhe fizeram e que poderiam ajudar a Dra. Filomena Miza a endireitar a gestão da província.
O nosso apelo vai para a Dra. Filomena Miza: não dê ouvidos ao invejoso Mukendi, que já criou um grupo para desestabilizar o MPLA e a governação da Governadora. Mukendi passa o tempo a usar bruxaria para alcançar o cargo de segundo Secretário provincial do MPLA e está na origem da desistência do camarada David Matuca, por ter o perseguido toda a sua vida.
Dra. Miza, prossiga e constitua sua equipe para trabalhar consigo. Pedimos a Mukendi que deixe de odiar os jovens que nenhum mal lhe fizeram e que permita que os jovens, com seu sangue novo e intelecto, sejam nomeados para ajudar a Governadora, que tanto precisa de pessoas que pensem fora do habitual e que não estejam apenas interessadas em roubo e benefícios pessoais.
Comentários
Postar um comentário